Harmonia de gestalt
Categorias Conceituais: Fundamentais:
Harmonia – A harmonia é a disposição formal bem organizada entre todos os elementos do objeto, trazendo regularidade de forma simples e clara. A harmonia por ordem traz uniformidade entre as unidades e a harmonia por regularidade traz elementos absolutamente nivelados em termos de equilíbrio visual.
• Ordem e Regularidade Uniformidade de elementos Ausência de desvios formais. Relações formais bem ordenadas. Padrão permanece inalterado.
• Ordem e Regularidade Disposição ordenada entre as partes do objeto. Perfeita articulação visual. Integração e coerência formal Compatibilidade de Linguagens formais.
• Ordem e Regularidade Equilíbrio. Ordem na disposição dos elementos. Concordâncias formais entre unidades visuais.
• Ordem e Regularidade Alcancem de nivelamento formal no equilíbrio visual.
A Gestalt-Terapia é uma prática psicoterápica, que recebeu diversas influências durante o seu processo de construção. Perls, considerado o pai da Gestalt-Terapia, descontente com o método psicanalítico, começou a buscar outras fontes, outras respostas para os conflitos humanos, dentre elas, o Humanismo, Existencialismo, Fenomenologia, Psicologia da Gestalt, Teoria de Campo, Teoria Organísmica, Filosofia Buberiana. Desse processo, deu-se em 1951, nos EUA, o lançamento do primeiro livro de Gestalt-Terapia: “Gestalt-Terapia”, juntamente com Hefferline e Goodman. A partir daí, a Gestalt vem se expandindo no mundo. No Brasil, chegou na década de 70, e hoje já podemos encontrar diversos centros de formação de psicoterapeutas espalhados pelo país e cada vez mais a bibliografia vem crescendo, tanto em traduções para o português quanto autores brasileiros escrevendo sobre a Gestalt-Terapia. Com isso, tentaremos, sinteticamente, colocar aqui o quê a Gestalt se propõe, qual sua visão de homem assim como sua prática psicoterapêutica.
A Gestalt-Terapia apresenta-se como uma abordagem fenomenológico-existencial, ou