Hardware
Turma: 413
Matéria: Fundamentos da Computação e Hardware
Um computador pode ser dividido em duas partes: hardware e software. Hardware é a parte física do computador, ou seja, os cabos, o wireless ou wired, etc. Para gerenciar os dispositivos de hardware, são utilizados softwares, a parte lógica de um computador. O software mais importante de um computador é o Sistema Operacional, ele configura processadores de texto, criação de planilhas, edição de vídeo, etc.
A palavra “hardware” pode ser utilizada para designar a parte física de outros dispositivos como, por exemplo, celulares, automóveis ou equipamentos hospitalares.
Para localizar os principais componentes de um computador, devemos procurar dentro do gabinete. Uma caixa metálica utilizada para organizar os elementos do PC. Os principais modelos de gabinete utilizados são o desktop e a minitorre (horizontal e vertical, respectivamente).
Essa caixa metálica é chamada também erroneamente de CPU (sigla que pode significar processador). O processador é o cérebro do micro, ele recebe informação de forma binária. É um circuito integrado (circuito eletrônico miniaturizado) responsável por realizar operações aritméticas, tomar decisões lógicas, processar e transformar informações que são enviadas para a placa mãe (conectado por socket) que por sua vez as envia para onde for necessário, por exemplo: impressora, monitor, etc.
• Core: o core é o núcleo da peça, que poderá ser core ou multicore dependendo da quantidade de núcleos que houver. Vale a pena ressaltar que num processador Core i7 da Intel, por exemplo, o “i7” não significa necessariamente que hajam sete núcleos, mas sim a linha de produção do produto.
• Cache: a memória cache é um item auxiliar que visa diminuir o tempo de transmissão entre o processador e outros equipamentos.
• Clock: é um sinal usado para coordenar ações do circuito eletrônico.
As principais fabricantes de processadores