Hardware Básico
Padrão SATA é o sucessor da tecnologia ATA ou IDE. Diferentemente dos discos rígidos do padrão antigo cujos dados eram transmitidos em cabos grandes com quarenta ou até oitenta fios conectados paralelamente os com padrão SATA utilizam dois pares de fios, sendo um par para transmissão e outro para recebimento de dados, fazendo a transmissão ser em série. As principais vantagens são na forma de transmissão serial que é muito mais veloz que a paralela e a diminuição do tamanho dos cabos com que fez que o resfriamento do computador fosse mais eficiente evitando assim superaquecimentos.
Porta Paralela é uma interface de comunicação que liga um periférico a um computador, primeiramente criada para conexão de impressoras, passou a ser utilizadas pra diversos outros periféricos. Tem a mesma tecnologia de transmissão de dados que a do padrão IDE.
Porta Serial chamada também de RS-232 é a “entrada” em que é possível conectarmos diversos periféricos e utiliza a mesma tecnologia para transmissão de dados do padrão SATA o que a torna uma forma mais rápida de conexão.
Porta USB ou Universal Seria Bus é uma conexão “plug and play”, ou seja, ela permite a conexão de diversos periféricos “automaticamente” sem a necessidade de o computador ser desligado para ele ser reconhecido. Ela surgiu da iniciativa de um grupo de empresas, as gigantes da informática da época, como uma forma de padronizar e facilitar as conexões de