Nokia
Comportamento de compra complexo, caracterizado por elevado envolvimento por parte do comprador e elevada diferenciação entre as escolhas de produto. Geralmente é associado a um longo ciclo de compra, em que as escolhas do comprador são percebidas como significativamente diferentes. Encontram-se nesta categoria as compras pouco frequentes e/ou dispendiosas, e quaisquer compras que sejam percebidas como de elevado risco.
A política de preço deve estabelecer uma diferença de preço entre o produto da própria empresa e o da concorrência. Podem agrupar-se as características do produto para aumentar o valor percepcionado. A complexidade é aceite nos catálogos de preços. Os clientes têm de ter conhecimento sobre os produtos para efectuar a compra, e não há nada de mais em os fazer passar por um processo de aprendizagem, também relativamente aos preços.
Considerar o preço no contexto do conjunto da linha de produto. O preço dos produtos pode ter de ser fixado ao mesmo nível ou mesmo abaixo do custo porque são necessários para a linha.
Comportamento do
Comprador
A Nokia aplica isto por exemplo, na linha dos modelos 62. Quer o modelo 6210 quer o modelo 6250, embora apresentem características diferentes, ambos estão vocacionados para pessoas adultas que usam o telemóvel como instrumento de trabalho. O preço deste modelos é de 318,73 Euro e de 333,70 Euro, respectivamente.
Se formos para a linha dos 33, direccionados para outro sector do mercado, a tecnologia não será tão avançada e consequentemente o preço praticado será inferior e de acordo com o poder económico do publico alvo. Exemplificando, o 3310 e o 3330 rondam os 174,08 e 199,02 Euro, respectivamente.
A fixação de