Hapkido
Há aproximadamente 4.500 anos, quando as pessoas começavam a viver em grupos, já existiam sinais de defesa instintiva necessária para a sobrevivência, ir, defender e contra atacar para proteger a si próprio e aos outros. Isso pode ser constatado pelos sinais deixados em cavernas da China e da Coréia.
OS PRIMÓRDIOS DO HAPKIDO
Antigamente, a região da Coréia era dividida em três partes, entre elas a civilização SIN-LA que era a mais adiantada das três, por isso, foi la onde começou uma infiltração cultural de origem Budista.
O SIN-LA era liderado pelo general Kim Yu Sin que formou um grupo chamado HWARANG-DO, que tinha por finalidade unir as três partes.
O Hwarang-Do era um grupo de jovens doutrinistas que praticavam um certo tipo de defesa, fanaticamente, com a finalidade de conseguir esta união e tinham como lema:
- Amar a pátria;
- Confraternização mútua;
- Não recuar um só passo a luta;
- Respeitar os pais e
- Ajudar os fracos.
Com essa filosofia nasceu o HAPKIDO que foi responsável pelo engrandecimento da civilização de SIN-LA durante todos os anos de sua existência.
Começa ai o Império Korio (Korea). Naquela época, se criavam e praticavam vários tipos de lutas que eram ensinadas nos exércitos, entre elas;
- YU-SUL – Tipo de Judô;
- SU-BAK – Tipo de Sumo e
- HAPKIDO - que ja na época se defendia de todas as lutas.
Os nossos trajes atuais de lutas, são cópias fiéis dos trajes daquela época – Hoje as faixas representam graus de hierarquia, porém, naquela época, representavam as várias classes sociais.
Nossas graduações são:
- Faixa Branca – 6º Gub;
- Faixa Amarela – 5º Gub;
- Faixa Verde – 4º Gub;
- Faixa Azul – 3º Gub;
- Faixa Vermelha – 2º Gub e
- Faixa Preta – 1º Dan.
O Hapkido foi escolhido pelo próprio Imperador para fazer parte do treinamento de sua guarda de honra.
Passado mais de 500 anos, o general Lee Sung Kie fundou o império YI DO tomando o lugar do império Korio. Mandou então matar todos os