Hapatite A
Hepatite A é uma inflamação do fígado causada por um vírus, geralmente tem um curso benigno, evoluindo para a cura espontânea em mais de 90% dos casos.
Contaminação: geralmente, através da ingestão de alimentos ou de água contaminados por matérias fecais contendo o vírus.
Os sinais e sintomas da hepatite A geralmente aparecem 2 a 4 semanas após a infecção pelo vírus, que é o período de incubação do vírus
. FadigaNáusea e vômitosDor ou desconforto abdominal, especialmente na área próxima ao fígado
Perda de apetite
Febre baixa
Urina escura
Dor muscularAmarelamento da pele e olhos (icterícia). Tratamento: Não existe tratamento específico disponível para a hepatite A, oque a pessoa pode fazer é acelerar o processo de recuperação natural do corpo, com descanso, fazer pequenos lanches, dar descanço ao figado e medicamentos. a higiene é o principal meio de prevenção: lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar bem alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais, principalmente frutos do mar e carne de porco.
HEPATITE B
O contacto com sangue infectado e as relações sexuais desprotegidas são as duas formas principais de transmissão no mundo industrializado
Geralmente, os sintomas de hepatite B surgem entre dois a quatro meses após o contato com o vírus, e sua intensidade varia de pessoa para pessoa. Confira os principais sintomas da doença:
Dor abdominalUrina escura
FebreDor nas articulações
Perda de apetite
Náusea e vômitosFraqueza e fadigaAmarelamento da pele (icterícia).
Se você sabe que foi infectado pelo vírus VHB, contate seu médico imediatamente. Receber uma injeção de imunoglobulina e vacina contra a hepatite B em até 24 horas após o contágio, pode evitar que você desenvolva a doença.
Mas se o diagnóstico já tiver sido feito, é hora de cuidar para que a doença não evolua para complicações mais graves, como a B aguda e B cronicaEvitar o contacto com sangue infectado ou de quem se desconheça o estado