HANDRÉYA Mobelo Banner PDF PRONTO PARA IMPRIMIR CORRIGIDO ONTEM DIA 10 DO 09

469 palavras 2 páginas
PROJETOR INTEGRADOR I

HEPATITE B
Andréa De Fátima Dias; Cesar Elmano; Djó Maria Da Conceição; Litielle Bezerra Ataide; Maykelle Furtado Lira

METODOLOGIA

INTRODUÇÃO

É uma doença grave, silenciosa infecciosa inflamatória que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano é causada pelo vírus da Hepatite B (HBV), originalmente conhecida como “Hepatite do soro” e pode passar de uma pessoa para outra.
Geralmente não apresenta sintomas e é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST).

OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAL

Chamar a atenção da população para a prevenção de uma doença que pode evoluir com gravidade em casos agudos e crônicos.

O HBV é um hepadnavírus – hepa, de hepatotrópico (atraído para fígado). DNA, porque é um vírus de dna.
O vírus da família hepadnaviridae com 42 nm (Nanômetro*) de diâmetro, é composto por um envelope lipídico, onde existem várias proteínas de superfície, e pelo nucleocapsídeo, que abriga o material genômico viral, composto por duas fitas de DNA de extensões diferentes.
A hepatite é um sério problema de saúde pública. Pode evoluir de maneira silenciosa e o portador do vírus pode ser um transmissor da doença sem saber. Casos de hepatite B crônicos com muita frequência evoluem para câncer de fígado e cirrose. A gestante portadora do vírus da hepatite B pode transmitir a doença para a criança no momento do nascimento, por isso a importância de vacinar nas primeiras 12 horas de vida.

A hepatite B é transmitida por sangue e relações sexuais. É uma doença que pode ser prevenida principalmente por vacina.
Outras medidas preventivas importantes: controle do sangue de doadores, uso de contraceptivo, uso de alicates personalizados para as unhas, uso de seringas descartáveis, uso de material descartável em tatuagens.
A vacina contra Hepatite B é indicada para todas as faixas etárias em 3 doses. Esta vacina só entrou no Programa Nacional de
Imunizações (PNI) em 1998 e quem tem mais de 15 anos pode não ter recebido a vacina. A

Relacionados