Handebol
História
Regras Gerais
Fundamentos
História
Por volta de 1848, na Dinamarca, foi inventado por Holger Nielsen, o haandbold, um jogo, bastante parecido com o esporte atual que foi a alavanca para a evolução e o surgimento do handebol. Este foi sofrendo modificações e aperfeiçoamentos, passando por nomes diferentes; como raftball e torball. Em 1919, o torball era um sucesso na Alemanha, contudo, este sofreu uma renovação, passando a se chamar handball. Isto se deu graças ao professor e atleta alemão Karl Schelenz, um renomado mestre na época. Depois de batizar o esporte, Schelenz passou a defender a oficialização de regras específicas para o esporte. Por isso, ele é considerado o pai do Handebol.
O handebol era praticado em campo de futebol, porém, haveria a inclusão de regras e gols, cujo objetivo era jogar a bola para dentro do gol adversário. Mesma coisa que o futebol, porém, usando as mãos.
O professor não apenas conseguiu difundir o esporte rapidamente no seu país como também nos países vizinhos: Suíça e Áustria.
Em 1920, o handebol tornou-se um esporte oficial na Alemanha, onde cinco anos mais tarde, alemães e austríacos estiveram reunidos para realizarem a primeira partida internacional, onde os austríacos ganharam por 6 a 3 aos alemães.
Mal o handebol havia sido oficializado e já sofreria algumas mudanças em suas regras. A primeira que sem tem registro, aconteceu na Suécia, onde o esporte deixou os gramados e passou a ser praticado em quadras fechadas – isto devido aos invernos rigorosos da Europa, que cobriam os campos de neve e obrigavam a paralisação das partidas - e com equipes que não tinham mais 11 atletas, mas sim, 7 para cada lado, como era no hazena, praticado pelos tchecos.
Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Andebol Amador - FIHA, porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a