Handebol
Por ser um esporte que exige muita ação e movimentos rápidos, ele requer e desenvolve resistência física, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem. Normalmente, essas características são adquiridas na prática em “escolinhas”; na escola regular, entretanto, um pouco menos, porque a Educação Física abrange vários esportes e atividades corporais, dedicando-se apenas temporariamente a cada modalidade esportiva. Além disso, a escola visa, antes, à formação geral do aluno do que à performance.
Aptidões físicas
Força: é necessário força nos membros inferiores (coxa, perna e pé) e superiores (braço e antebraço) para que as corridas e os lançamentos sejam realizados com eficiência.
Resistência: o praticante de handebol está constantemente se locomovendo, esteja no ataque ou no contra-ataque, o que requer resistência cárdio -respiratória durante o jogo.
Agilidade e velocidade: além da resistência, o jogador precisa realizar “piques” em velocidade, saindo rapidamente para o ataque, por exemplo, e também é necessária muita agilidade para manusear a bola enquanto corre, nos passes, nas recepções e nos arremessos.
Coordenação motora: a mão apresenta inúmeras células nervosas, o que possibilita uma infinidade de movimentos. Por isso, o jogador de handebol deve buscar sempre uma melhor coordenação, juntamente com a movimentação dos saltos, dribles e arremessos. Noções de espaço, tempo e lateralidade: há vários tipos de passe, entre eles, o passe pronado, que requer noções de distância, força e trajeto da bola.
Aspectos afetivos e sociais
O handebol, assim como todo esporte ou jogo, possui a característica peculiar de desenvolver a socialização e traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade. O esporte tem a qualidade de desviar tensões nervosas e canalizar as energias para a intensa movimentação que o jogo requer.
Características cognitivas
Capacidade de