Handebol feminino
- Introdução
Quando se fala em Educação Física na escola lembramos logo dos esportes. Dentre todos os esportes, um pouco lembrado é o handebol.
Sabe-se da importância e necessidade da escola em apresentar e desenvolver com os alunos os mais variados e diferentes movimentos corporais e culturais.
Atualmente o handebol do Brasil está em ascensão apesar de nunca ter obtido um ouro olímpico. O desporto já é largamente praticado em nível escolar, uma vez ser fácil o aproveitamento das já muito disseminadas quadras de futebol de salão para o handebol. O handebol como toda modalidade esportiva coletiva requer uma adequada preparação para a sua prática, no entanto, para uma preparação adequada faz-se necessário o conhecimento dos tipos de esforço e do trabalho realizado durante uma partida.
No Handebol tem o goleiro, 1 ponta esquerda, 1 ponta direita, 2 armadores laterais e 1 armador central e um pivô, que às vezes trocam suas posições durante o jogo.
- Objetivos:
* Trazer a história do handebol;
* Conhecer e explorar principais pontos do esporte.
- Justificativa:
Escolhemos o assunto por gostar do esporte e por algumas terem praticado em algum momento da vida.
- Metodologia:
* Observações; * Entrevista; * Abordagem teórica; * Apresentação de imagens e vídeos;
- Revisão bibliográfica
Histórico do Handebol:
Jogou-se handebol pela primeira vez em 1895, mas há indícios da existência de práticas esportivas que tinha semelhança com o esporte.
Alguns milênios atrás: os índios, toltecos, chineses, gregos, egípcios, persas e romanos praticavam certo esporte usando uma bola e sendo permitido o uso da mão.
Provavelmente todos os jogos com a bola vêm da China. Os historiadores contam que, no ano de 2.000 A.C. aproximadamente, nasceu o Kemari, com variante do mais antigo esporte com bola. Não temos conhecimento porque Yang-T sé deu-lhe este nome. Com o correr do tempo passou a ser o passatempo