Handebol de Areia
O jogo é similiar ao (h)andebol, mas é jogado em um campo de areia ao invés de uma quadra convencional. É regulamentado pela Federação Internacional de Handebol (IHF).
Uma das diferenças para o (h)andebol convencional é que o jogo é realizado em dois tempos de dez minutos cada, e cada equipe possui 4 jogadores titulares, sendo 3 jogadores de linha e 1 goleiro, e até 4 reservas.
O hand beach, conhecido como handebol de areia é uma modalidade esportiva, pouco conhecida no Brasil, essa modalidade surgiu a pouco mais de uma década.
Em 2010 a Federação Internacional de Handebol (IHF) fez algumas alterações nas regras do handebol de areia. Essas regras passaram a ser usadas em muitas competições no mesmo ano e também em 2011, porém até hoje ficaram algumas dúvidas. A pedidos de leitores nós listamos as principais normas da modalidade. No link é possível consultar todo o regimento, contudo, o conteúdo está escrito em inglês.
É importante lembrar que o handebol de areia tem como base o Fair Play, ou seja, as partidas são rápidas e não são admitidas a quebra de regras e a falta de respeito com a integridade física dos atletas.
A quadra
A quadra de jogo deve ter o tamanho de 12m x 27m. Sendo que a superfície deve ser comporta por areia, com no mínimo 40 centímetros de profundidade.
Apesar da semelhança com handebol de quadra, o handebol de areia possui dinâmica diferente, tanto nas regras como na tática do jogo. Nesta edição a equipe da revista digital Livresportes, foi até a praia de Enseada no Guarujá no litoral de São Paulo, para acompanhar uma das etapas do Campeonato Paulista de Handebol de Areia.
A bola
A bola usada nos jogos deve ser lisa e de borracha antiderrapante. No naipe masculino deve pesar aproximadamente 360g com um diâmetro de 17,5cm. Já no feminino