HAJA LUZ
TEXTO REFERÊNCIA:
GÊNESIS 1:3
DISSE DEUS: HAJA LUZ
O quanto passamos despercebidos desta pequena frase sem compreender o peso que ela traz em suas entrelinhas, pois é partir desta frase que tudo veio a existir, pois sem luz, nada seria possível.
A graça de Deus precisa ser enxergada não somente pelo aspecto de um ato final vicário. Para que o ato final fosse consumado precisamos entender as dimensões e os aspectos abrangentes da graça até chegar ao plano sacrifical de Jesus para salvação do homem.
Entre os vários aspectos, devemos considerar que o fato de existirmos já é graça, logo tudo o que veio a existir no universo é parte do favor imerecido para a criação. Fomos gerados pela graça e pela graça fomos salvos.
Desta forma, HAJA LUZ de Genesis não é a solar de nossa galáxia, ou artificial. O conhecimento sobre luz de muitas pessoas e religiosos está muito comprometida com as referências, exotéricas, crendices e espiritualistas que usam de termos como estes para de algo místico. HAJA LUZ de Genesis nada mais é do que Haja Luz-Vida-de-Deus no Universo, Luz-existência, Luz-criação, Luz-consciência, Luz-entendimento, Luz-sabedoria, Luz-conhecimento, Luz-discernimento, Luz geradora de vida.
HAJA LUZ, e veio a Luz-Vida-de-Deus para o universo. O apóstolo São João diz que Deus é Luz e a graça de Sua Luz veio sobre a criação no plano microcosmo e macrocosmo, sobre os grandes e pequenos, sobre as coisas visíveis e invisíveis.
Antes de haver a Luz, tudo estava sem forma e vazio, as trevas preenchiam o abismo, o nada era o tudo. O autor aos Hebreus traz uma questão intrigante aos céticos e cientistas, ao dizer que todas as coisas foram feitas do insubsistente, sem matérias previamente existentes.
Hebreus 11:3
"Pela fé compreendemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de Deus e o que se vê não foi feito das coisas que se viam"
Desta forma, Deus criou todas as coisas às visíveis e as invisíveis, impossível para nossa mente humana,