hahahhaha
A Psicologia como ciência reúne uma série de contribuições para ações nos espaços e nas relações de trabalho. Procedimentos, dispositivos técnicos e instrumentos de psicologia estão solidamente presentes nas organizações, em setores de recursos humanos, na saúde do trabalho e na economia solidária, por exemplo.
Por outro lado, a psicologia como trabalho e profissão, cuja regulamentação no país completou 50 anos em 2012, atravessada pela própria dinâmica das mudanças políticas, sociais e culturais, requer a reflexão e a ação sobre as condições e relações de trabalho necessárias para o exercício da psicologia com qualidade e de forma ética.
A psicologia no trabalho é vivenciada por especialistas e pesquisadoras(es) enquanto que a psicologia como trabalho é vivenciada por todas(os) as psicólogas(as) que exercem a profissão como empregadas(os) no setor privado ou no setor público, ofertam serviços autônomos(as) e prestadoras(es) de serviços ou mesmo não estão exercendo a profissão mas buscam espaço e oportunidade para exercê-la.
Assim, por ocasião das atividades que marcam o Dia do Trabalho, 1º de Maio, esperamos discutir essas relações entre psicologia e trabalho para elaborar crítica e criativamente possibilidades de a psicologia como ciência contribuir para a psicologia avançar como profissão e vice-versa.
Objetivos:
• dar visibilidade para experiências diferentes da psicologia no trabalho;
• promover o debate e o intercâmbio sobre a psicologia no trabalho;
• historicizar e contextualizar a psicologia como trabalho;
• reunir informações e elementos atuais sobre condições e relações de trabalho da psicologia para subsidiar o aprimoramento das ações ordinárias (regulamentação, orientação e fiscalização) e políticas (mobilização e debate com a categoria, a sociedade e o estado em relação a trabalho e exercício da psicologia) do CRP SP.
Informações:
Departamento de Eventos - Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06