Hahah
Visão panorâmica no início da Filosofia
Platão
Bianca Santos Ferreira nº2 Isabelle Assunção nº15 1ºL Natalia Hana nº22 Tchelsea Jully nº30
Aristócles, mais conhecido como Platão, nasceu em Atenas, Grécia, por volta de 427 a.C. Filho de pais aristocráticos, envolvidos com a democracia ateniense, recebeu uma educação especial, estudou leitura e escrita, ginástica, música, pintura e poesia. Era um excelente atleta e participou dos jogos olímpicos como lutador.
Aos 18 anos tornou-se discípulo de Sócrates, que foi forçado a beber veneno, após 10 anos de acompanhamento com Platão.
O filósofo aprendeu e conheceu os problemas e as virtudes humanas com seu mestre, deixando eternizados os seus ensinamentos, escreveu inúmeros diálogos e cartas, onde a figura principal é Sócrates.
Decepcionado com a democracia ateniense e também correndo risco de ser perseguido, por ter sido discípulo de Sócrates, Platão passou a viajar por diferentes lugares, em busca de novos aprendizados. Foi para Megara onde estudou Geometria com Euclides, importante matemático da época. Esteve no Egito onde estudou Astronomia. Foi para Cyrene, no norte da África, aperfeiçoar-se em Matemática. Em Crotona, no sul da Itália, manteve contato com os discípulos de Pitágoras, notável filósofo e matemático. Com essa formação desenvolveu suas próprias teorias.
Platão retornou a Atenas em meados de 387 a.C., e foi nessa época que fundou sua escola filosófica, “Academia”, local que reunia seus discípulos para estudar Filosofia, Ciências, Matemática e Geometria. Adotou o lema de Sócrates "O sábio é o virtuoso" e baseava-se nas idéias na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). Nos últimos anos de vida escreveu suas obras mais notáveis, cerca de trinta obras chegaram até nossos dias. Em forma de diálogos foram escritas "República", "Protágoras", "Banquete", "Fedro" e