Habilidades de negociar
Atualmente o mundo global nos coloca em diversas situações de mudanças em geral, resultante dos meios de comunicação que trazem a todo o momento novas informações sobre qualquer assunto a ser pesquisado. Contudo, qualquer pessoa interessada terá informações sobre todo tipo de informação. Certamente as empresas entendem que necessitam que seus funcionários estejam aptos para negociar de forma que se mostrem criativos atualizados e inovadores em meio às mudanças de comportamento, paradigmas, cultural e profissional.
Percebe-se que a todo o momento a negociação tem se tornado participante do nosso cotidiano, em nosso meio pessoal e profissional. A real diferença entre um negociador pessoal para um bom negociador “profissional” são seus talentos e a execução dos mesmos com eficiência. O negociador pessoal se mantem na rotina do seu dia-a-dia sem se importar com novos métodos estratégias e planejamento, isso é um dos maiores obstáculos para chegar a alguma negociação com sucessos. Para ser um bom profissional na área de negociação o mesmo deve possuir qualidades como ser criativo, versátil, motivado e ético entre outras.
Algumas habilidades essenciais para o perfil de um negociador
Concentrar nas ideias: isto é planejamento, entender a real necessidade da negociação e seus meio.
Separar pessoas do problema: Ser ético, não levar vida pessoal para a empresa.
Empatia: ver o problema do outro e se colocar no lugar dele.
Comunicar: através dela haverá a negociação expondo os interesses comportamentos informações essenciais.
Saber falar e ouvir: saber o que falar em qual momento da negociação com quais pessoas. Ouvir é entender a mensagem enviada pelo o outro negociador.
Ter relacionamentos duradouros: procurar sempre um resultado de ganha-ganha com o outro lado da negociação para que assim haja satisfação das duas partes para se tornarem aliados.
Teste de habilidade do negociador
Analisando o meu desempenho segundo o