HABILIDADE PARA ORIENTAR
Nome:
Letícia Dias
HABILIDADE PARA ORIENTAR
Trabalho apresentado ao Professora: -//-
Da disciplina: Psicologia aplicada ao Direito.
Da turma: 2. Turno: Noturno. Do curso de: Direito
2013-07-02
Habilidade para orientar
FIORELLI, José O; FIORELLI. Maria R.; MALHADOS JR, Marcos O. O advogado no contexto interpessoal. < In: FIORELLI, José O; FIORELLI. Maria R.; MALHADOS JR, Marcos O. Psicologia aplicada ao Direito. 3. ed. São Paulo: LTR, 2010. p. 207.
Entre as habilidades pessoais e interpessoais temos a habilidade para orientar, que tem como instrumento essencial a comunicação. A palavra “orientar” vem de dirigir, guiar, encaminha, etc. Já a palavra “habilidade” é característica de quem tem capacidade, destreza e agilidade.
Orientar compreende em identificar o que deve ser comunicado, sem informações em excesso, pois à medida que se explica em demasia apenas vem a confundir, por isso a necessidade de um foco, o qual se deve atingir. A forma como se promove a comunicação, entender que cada pessoa tem um tipo de raciocínio que deve ser levado em consideração, é muito importante. Orientar no momento e local adequado, para favorecer a memorização, evitando a distração e qualquer constrangimento que possa vir a acontecer se por ventura for feito frente a outras pessoas, trazendo sempre o motivo que levou à orientação.
Habilidade para orientar é muito importante. É a arte de questionar, de pegar o melhor de cada um, levar a pensar, descobrir que é capaz, sair da sua zona de conforto e buscar soluções. Quando feita da forma correta, pode levar longe a pessoa orientada e fazer dela confiante para arriscar, sabendo que ao errar terá alguém que a oriente da melhor forma possível, alguém que busca o crescimento e respeita a cada um.