Gêneros Textuais
Os Gêneros Textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhante e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguaguem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais.
Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características.
Tipos de Gêneros Textuais:
Carta : Quando se trata de “ carta aberta “ ou “ carta ao leitor”, tende a ser dp tipo dissertativo-argumentativo com uma linguaguem formal, em que se escreve á sociedade ou a leitores. Quando se trata de “carta pessoal”, a presença de aspectos narrativos ou descritivos e uma linguagem pessoal é mais comum.
Propaganda: é um gênero textual dissertastivo-expositivo onde há a o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor apresentando, na maioria das vezes, mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.
Bula de remédio: é um gênero textual descritivo, dissertativo-expositivo e injuntivo que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso de medicamentos.
Receita: é um gênero textual descritivo e injuntivo que tem por objetivo informar a fórmula para preparar tal comida, descrevendo os ingredientes e o preparo destes, além disso , com verbos no imperativo, dado o sentido de ordem, para que o leitor siga as instruções.
Tutorial: é um gênero injuntivo que consiste num guia que tem por finalidade exolicar ao leitor, passo a passo e de maneira simplificada , como fazer algo.
Editorial: é um gênero textual dissertativo-argumentativo que expressa o posicionamento da empresa sobre determinado assunto, sem a obrigação da presença da objetividade.
Notícia: podemos