Gêneros Textuais
Um dos papeis da mídia é ser utilizada para vender produtos ou a imagem de uma empresa. Há alguns anos, as empresas começaram a usar as mídias para vender seus produtos através de um discurso ambiental e sustentável. É sabido que embora proponham e até mesmo realizem um trabalho de cunho ambiental, o objetivo principal de tais empresas é vender seus produtos.
Com o passar dos tempos, observou-se que os recursos naturais não eram inesgotáveis, e que os sinais de esgotamento começavam a aparecer. Começaram a acontecer desastres ecológicos naturais, fatos, que levaram as empresas a mudar a conduta quanto ao modo como elas se relacionavam com a natureza. Surgiram assim comunidades empresariais responsáveis pela divulgação de um desenvolvimento de forma sustentável; utilizando os meios de comunicação para sua promoção. Perante estas novas necessidades, a população em geral, contou com o apoio da Educação Ambiental para promover a mudança de comportamento e modo de vida. Houve a necessidade do surgimento de novas estratégias que levaram a uma mudança drástica nas relações socioculturais, mas sabe-se que a realidade destas relações está baseada no consumo.
Grandes empresas como o Banco Bradesco, Vale do Rio Doce e Banco do Brasil, tem utilizado o discurso ambiental e sustentável para garantir a credibilidade de seus serviços e produtos, como forma de responsabilidade social e de ética. O Banco Bradesco utiliza esse discurso para ser considerado o “banco do planeta”, o maior banco privado do país, que cria e apoia ações necessárias para se tenha um modo de vida sustentável, seus clientes sejam “únicos” e tenham acesso aos melhores serviços. A Vale do Rio do Doce, uma das maiores estatais do Brasil, garante que embora explore os minerais em várias áreas do território nacional, preserva a natureza e busca sempre a qualidade não somente para seus funcionários, mas para a população em geral: “O homem precisa de