Gêneros Textuais : carta comercial
Exemplo:
G & E MANUTENÇÃO E SERVIÇOS LTDA.
1. São Paulo, 20 de Março de 2009.
2. Ilmo
Sr. José Rodrigues Rocha
Chefe do Departamento de Compras
Rockpon Componentes Eletrônicos
Rua Silva Jardim, 294
São Paulo – SP. CEP – 00000-000
3. Prezado senhor:
4. Com referência à sua reclamação na carta do dia 15 do mês em curso, levamos ao conhecimento de V. Sa. os necessários esclarecimentos.
O atraso na entrega da mercadoria solicitada ocorreu não por falha de nossos funcionários, mas por problemas com a empresa entregadora. Estamos tomando as devidas providências a fim de que as mercadorias sejam entregues rapidamente.
5. Desculpando-nos pelo ocorrido e continuando à disposição de V. Sa., subscrevemo-nos
6. Atenciosamente,
7. Benevenuto Cascadura
Gerente de Vendas.
Carta Comercial e o Interacionismo Sociodiscursivo
A carta comercial situa-se entre os textos do discurso empresarial. Seu objetivo é trocar informações entre os membros empresariais por meio de um padrão textual formal e conciso. Por um longo período foi o gênero textual mais comumente utilizado e atualmente a carta comercial tem sido considerada prototípica entre as correspondências empresariais, tendo outros gêneros de correspondência empresarial derivados dela, tais como:
· O Memorando;
· O Comunicado;
· O e-mail.
Segundo Normélio Zanotto, o Interacionismo Sociodiscursivo privilegia o estudo da língua como um instrumento de interação social, não só a língua como o sistema construtivo e teórico, mas a língua transformada em discurso, viabilizado pelos gêneros de textos. Ele considera não a língua em si, nem mesmo o texto como um complexo de partes coesas, mas o texto como meio de trocas integrantes de determinada esfera da atividade humana.
Para Zanotto, o problema dos estudos imanentistas é se aterem exclusivamente aos elementos lingüístico-estruturais constitutivos do texto, sendo que,seus