Gênero Avicularia
Orientadora: Eucilene Santana
Disciplina: Biologia Evolutiva
Avicularia
Gênero da família Theraphosidae, que contém as primeiras aranhas arborícolas descritas.
A ordem Araneae comporta duas subordens, Mesothele e Opisthothele. Na Mesothele temos a infraordem Liphistiomorphae onde estão classificados os organismos com caracteres mais primitivos. Na subordem Opisthotheleencontra-se duas infraordens, Mygalomorphae e Araneomorphae.
A família Theraphosidae faz parte da infraordem Mygalomorphae composta por 118 gêneros e 933 espécies. Nessas 933 espécies estão distribuídos organismos com os mais diversos nichos, podem viver em tocas, debaixo de pedras ou podem ser arborícolas.
O gênero Avicularia foi classificado por Lamark em 1818, e consta com 14 espécies originadas do Equador, Colômbia, Brasil, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Peru, Caribe, Suriname e Brasil .Esse gênero está inserido no reino Animalia, no filo Arthropoda, na classe Arachnida, na ordem Araneae e na família Theraphosidae.
Locais de incidência das especies do gênero Avicularia.
As aranhas contidas nesse gênero são popularmente chamadas de tarântulas ou caranguejeiras. Em media chegam a medir de 15 a 25 cm com as patas esticadas e são caracterizadas pela presença de patas longas e o corpo é recoberto por pelos. Estima-se que o tempo de vida das fêmeas, em alguns casos, pode chegar a trinta anos, porém os machos vivem no máximo cinco anos. A sua dieta é baseada em lagartos, alguns roedores e outras aranhas.
Avicularia sp. Exemplar contido no Museu Itinerante de História Natural – UCB.
Devido às espécies do gênero Avicularia serem consideradas como não agressivos, muitos desses animais são vendidos para serem criados em cativeiros. A problemática existente na criação desses animais é que muitas vezes encontrasse diversas dificuldades para de fato, identificar a espécie que está sendo adquirida. O gênero Avicularia conta com