Gás Naural
O objetivo do Condicionamento do gás natural é a remoção de compostos e materiais, que alteram as características do gás e danificam os equipamentos utilizados no aproveitamento do gás.
O condicionamento de gás natural é um termo genérico, que abrange vários processos unitários (físicos, químicos e mecânicos) pertencentes a um Sistema Global de Processamento da produção de óleo e gás.
Tais processos têm a função de transformar a matéria prima (óleo bruto) em compostos (óleo, gás e água) especificados de acordo com padrões técnicos, viabilizando o transporte e posterior comercialização.
Os processos unitários mais comumente utilizados no condicionamento de gás natural na Bacia de Campos são os seguintes:
• Separação de óleo e gás
• Depuração de gás
• Filtração de gás
• Dessulfurização
• Desidratação
• Injeção de inibidor de hidrato
• Tratamento de gás combustível
Os gases ácidos presentes em vários campos de produção, quando presentes em teores elevados, comprometem a qualidade do gás a ponto de inviabilizar o seu transporte e utilização pelos consumidores.
A presença de resíduos sólidos em altos teores pode comprometer a integridade física do sistema de transporte de gás, (o qual é composto basicamente por gasodutos) à partir de fenômenos do tipo erosão e corrosão.
Diagrama de blocos do condicionamento de gás natural em uma unidade de produção:
Após a etapa de separação a corrente gasosa entra na etapa de depuração e filtração, que tem como finalidade a remoção de gotículas de óleo de pequeno tamanho. O gás depurado e filtrado se dirige ao módulo de dessulfurização de gás, quando necessário.
O gás natural depurado/filtrado e também dessulfurizado, é comprimido e segue para o módulo de desidratação de gás. Esta unidade tem a finalidade de especificar o gás tratado segundo o teor de umidade definido pelo projeto, para garantia do escoamento eficiente para o continente, sem