Gás natural
Porem nota-se que as principais causas de corrosão em sistemas geradores de vapor são devidas ao oxigênio e ao gás carbônico, quando estes se encontram dissolvidos na água da caldeira. PH adequado (faixa alcalina).
OXIGÊNIO DISSOLVIDO
Mecanicamente e quimicamente. Consiste em fazer a água passar por um equipamento chamado “desaerador” o qual, trabalhando em temperatura elevada, promove umagrande área de contato para expulsão do ar dissolvido. Na maioria das vezes o desaerador não consegue eliminar totalmente o oxigênio dissolvido na água, restando ainda uma pequena parcela que, se adentrar a caldeira, poderá causar corrosão. Assim, logo após passar pelo desaerador, para remover o oxigênio que ficou ainda presente na água, se deve adicionar Hidrazina,Sulfito de Sódio.
PURGA CONTÍNUA
O controle de purgas pode ser efetuado automaticamente, por controle da condutividade da água da caldeira, ou manualmente em função do controle analítico realizado.
Permite eliminar da água da caldeira materiais orgánicos e sais minerais dissolvidos, assim como matérias sólidas em suspensão evitando os prejuízos ocasionais provocados pela corrosão e perfuração.
A purga de caldeiras é um passo importante do tratamento de águas de caldeiras e tem como objetivo reduzir as impurezas da água que é utilizada na caldeira, quando existe recirculação. (Excesso de purga) desperdício de energia; (pouco acionamento de purgas) promove incrustações.
CONTROLE CONGRUENTE
Marcy e Halstead:
Foi observado na prática que o uso do controle congruente pH-PO4 permite o acondicionamento de águas de caldeiras de alta pressão livres de NaOH, desde que sejam respeitadas as curvas propostas mantendo-se os pontos pH-PO4 abaixo das mesmas.
CONTROLE COORDENADO a alcalinidade quando presente em uma água de caldeira torna os depósitos menos aderentes. Porém o uso da soda cáustica com função de aumentar a alcalinidade na água acabava trazendo outros problemas ao material do equipamento.