Guisantos
831 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPECENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
RELATÓRIO
Preparo de soluções
GRUPO: Adélya Thizah Silveira Fernandes
Anderson Menezes Alves
Juvenal Alencar Felix Carvalho
Liliane dos Santos
Lorena Alves Matos
Prof: Elisângela Passos
Turma:M4
Data de Realização da prática:14/10/2010
Introdução:
As soluções químicas são amplamente utilizadas nas diversas áreas.Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações ocorre em solução aquosa.
Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substância que podem ser iônicas ou moleculares.A substância em maior quantidade é o solvente , as outras são chamadas solutos.
A maior parte da terra é constituída por soluções aquosas – os oceanos. Vivemos na dependência completa de duas espécies de soluções: uma gasosa –(a atmosfera) e a outra aquosa.
Para estudo das soluções três aspectos devem ser considerados: quantidade, composição e concentração. A quantidade da solução envolvida em um processo pode ser medida em massa e volume.
A composição de uma solução é a soma total de todos os ingredientes que a compõem, e a concentração de uma solução são as quantidades relativas destes vários componentes.
Materiais:
Béquer de 50 mL
Bastão de vidro
2 balões volumétricos 50 mL
2 balões volumétricos de 250 mL
Pipeta volumétrica 10 mL
Pipeta graduada de 10 mL
Frasco de polietileno
Pisseta
Espátula
Pipeta de Pasteur
Reagentes:
Hidróxido de Sódio (NaOH) sólido
Ácido Clorídrico (HCl) concentrado
Procedimento Experimental:
O primeiro procedimento foi o preparo da solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) a uma concentração de 1 mol. L-¹. Num béquer de 50 mL, foram colocados 2 g de pastilhas de NaOH, pesados na balança semi-analítica. Posteriormente adicionou-se 50 mL de água destilada, com a ajuda do bastão de vidro a