Guilherme
Lubrificação é o processo ou técnica utilizada na aplicação de uma camada chamada lubrificante com a finalidade de reduzir oatrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento relativo, separando-as parcialmente ou completamente. Além de separar as superfícies, a camada também tem a função de retirar do sistema o calor e detritos gerados na interação das superfícies.
Lubrificantes sólidos: São pouco comuns. São usados como aditivos em lubrificantes pastosos e líquidos. É aplicado misturando com um líquido, que após a aplicação, o líquido evapora-se aumentando o sólido sobre a superfície. Exemplo: Grafite, molibdênio, talco e mica. Tem como vantagens resistir a altas temperaturas e pressões.
Lubrificantes gasosos: São usados em casos especiais, onde não é possível usar outros lubrificantes. Exemplo: Ar atmosférico, gás halogenado (freon). Deve existir altas pressões para que se mantenha entre os componentes.
Lubrificantes líquidos:
Tipos e Características dos óleos lubrificantes.
Os óleos lubrificantes são substâncias utilizadas para reduzir o atrito, lubrificando e aumentando a vida útil dos componentes móveis dos motores.
As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade , a densidade relativa, o Ponto de fulgor, o Ponto de combustão, e o Ponto de mínima fluidez.
Viscosidade: A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso),mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas. A viscosidade é inversamente proporcional à temperatura. O ensaio é efetuado em aparelhos denominados viscosímetros. [Osviscosímetros mais utilizados são o Saybolt, o Engler, o Redwood e o Ostwald.]
Índice de viscosidade: Mostra como varia a viscosidade de umóleo conforme as variações de temperatura. Os