Guia Vigilância Epidemiológica
◆
Fundação Nacional de Saúde
A
Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, é uma instituição que tem como missão a promoção e proteção à saúde, mediante ações integradas de educação e de prevenção e controle de doenças e outros agravos, bem como o atendimento integral à saúde dos povos indígenas, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
O sistema descentralizado de Vigilância Epidemiológica permite que o Governo Federal, os estados e os municípios trabalhem de forma integrada. Em parceria com órgãos e entidades públicas e privadas, esse sistema visa desenvolver e fortalecer a capacidade de atuação da FUNASA nas áreas de
Inteligência Epidemiológica e nas ações típicas do nível federal.
Uma das atividades desse sistema é consolidar a Rede de Laboratórios de Saúde Pública, integrando-a aos Sistemas de Vigilância Epidemiológica e
Ambiental.
O objetivo é antever e agir para promover saúde, prevenir doenças e assegurar qualidade de vida aos brasileiros.
A FUNASA, como coordenadora e normatizadora do processo de descentralização das ações de prevenção e controle das endemias que está sendo implementado de forma sustentável, define o papel de cada nível de governo.
Dessa forma as secretarias de saúde e municípios passam a ser responsáveis pela prevenção e combate às enfermidades, desenvolvendo infra-estrutura que vem permitindo o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica no país.
g
uia de
Vigilância
Epidemiológica
◆
agosto/2002
Vol. II
Volume II
Influenza/Varíola
Presidente da República
Fernando Henrique Cardoso
Ministro da Saúde
Barjas Negri
Presidente da Fundação Nacional de Saúde
Mauro Ricardo Machado Costa
Diretor-Executivo
George Hermann Rodolfo Tormin
Diretor do Centro Nacional de Epidemiologia
Jarbas Barbosa da Silva Júnior
Diretor do Departamento de Administração
Celso Tadeu de Azevedo Silveira
Diretor do Departamento de Engenharia de Saúde