Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos ESPM SUL
ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA
ESPM-RS
REALIZAÇÃO NÚCLEO DE IDIOMAS E CULTURA
TEXTO: PROFA. ROBERTA SARTORI
Porto Alegre, fevereiro de 2011
A seguir, você terá algumas instruções a fim de orientá-lo quanto à formatação (organização e distribuição das informações) dos seus trabalhos. Além da descrição e explicação dos elementos que devem constituir o trabalho, você receberá uma espécie de lista de critérios, aspectos aos quais você deverá prestar atenção durante a realização e após o término de cada trabalho1.
1 DA NATUREZA E CONSTITUIÇÃO DOS TRABALHOS
1.1 LINGUAGEM
A linguagem dos textos acadêmicos deve obedecer a alguns critérios. Antes de mais nada, deve ser clara e objetiva: aquilo que está escrito – o dito expresso no texto – deve ser suficiente para que o leitor compreenda a intenção do emissor. De nada adianta um texto sem autonomia, ou seja, um texto que, para ser compreendido, precise posteriormente ser traduzido pelo emissor ao receptor.
Enfatizamos: o texto e as informações contidas nele devem ser suficientes para que as intenções comunicativas do emissor sejam compreensíveis. Para tanto, é importante observar que informações relevantes estejam distribuídas em períodos sintaticamente completos e consistentemente articulados e em parágrafos temática e logicamente organizados. Além disso, o uso do vocabulário – envolvendo termos técnicos e formais – deve estar adequado à natureza e à proposta do trabalho.
1.2 NATUREZA DISCURSIVA
Qualquer trabalho de natureza acadêmica tem geralmente uma característica dual: é dissertativo-argumentativo. Tal forma discursiva propõe-se, de acordo com objetivos previamente estabelecidos, a “expor, analisar, explicar, criticar, classificar e defender” (CRUZ e RIBEIRO, 2004,
p.5) o assunto objeto do trabalho. Sendo assim, é importante, mais do que apresentar e explorar as especificidades de um determinado assunto, sejam abordados e discutidos os aspectos