Guia LMS Classifica o dos Solos
Prof. George – DEC
Laboratório de Mecânica dos Solos – Guia
Classificação dos Solos
A classificação dos solos é feita a partir de cinco ensaios, sendo eles: ensaio granulométrico, ensaio do limite de liquidez, ensaio do limite de plasticidade, ensaio da densidade e ensaio da umidade.
Para a realização dos ensaios os materiais utilizados em laboratório são:
- amostra de solo;
- conjunto de peneiras;
- balança;
- béquer;
- proveta;
- densímetro;
- recipientes;
- água;
- espátula;
- aparelho de Casagrande;
- placa de vidro;
- estufa;
- picnômetro
- cápsulas.
Procedimentos Experimentais:
1) Ensaio Granulométrico
Após obter a massa da amostra de solo seca ao ar, medir sua massa em uma balança. Depois se realiza o peneiramento da amostra utilizando o conjunto de peneiras (figura (a)), iniciando-se pela peneira de diâmetro maior e finalizando com a peneira de diâmetro menos (#200). O material retido até a peneira menor é classificado como material grosso, enquanto que o material que passou pela menos peneira é o material fino. Tanto material grosso quanto o fino devem ter suas massas medidas.
Figura (a)
O material fino, composto por silte e argila, deve ser transferido para um béquer e adicionar ao conjunto solução defloculante e água (figura (b)). A mistura deve ser agitada, deixada em repouso e depois colocada em uma proveta. É necessário preencher a proveta com água. Com ajuda de um densímetro, fazer a leitura do tempo de sedimentação. Efetuar a medida da massa de argila e silte, e suas respectivas porcentagens. Com esses dados, montar uma curva granulométrica (figura (c)) e calcular o peso específico natural (γm) e o peso específico seco (γd). Figura (b) Figura (c)
Ensaio da Umidade
Em uma balança deve-se medir a tara de uma cápsula (m1) e a massa de uma cápsula com amostra de solo úmido (m2). Essa amostra deve ser