GUERRAFRIA
GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO
GUERRA FRIA
Estela Teixeira
Gustavo Lima
José Altamir
Lorena Thais
Margareth Corcino
Monara Dejauyne
Talita Evelyn
Vinicio Moura
Natal, 17 de Março de 2015
SUMÁRIO
Introdução
02
Antecedentes
03
Guerra Fria
04
Os Conflitos
05
Détente
07
As duas Alemanhas
08
Mudanças
09
A Nova Guerra Fria
11
O Fim da Guerra Fria
12
Conclusão
13
Bibliografia
14
INTRODUÇÃO
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos (ícone do capitalismo) e a URSS (ícone do socialismo) vão disputar a hegemonia política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica no mundo. A URSS possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os EUA, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar outros países os seus sistemas políticos econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo em embate militar declarado e direto entre os EUA e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.
ANTECEDENTES
Durante a Segunda Guerra Mundial, houve conversações e proposições que foram ganhando contornos reais, a partir das discussões no interior do Bloco dos Aliados: Reino Unido (Grã-Bretanha), Estados Unidos, URSS e França. Firmaram-se acordos. A URSS esboçava sua disposição em estabelecer negociações, desde que seu principal objetivo fosse atendido: