Guerra e Paz
Paz e politica internacional
1) ONTOLOGIA: como nos vemos o mundo e as coisas. Como o mundo é. ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres
2) Epistemologia: A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência
paz como um processo e paz como fin alidade, paz como objetivo tem tanto o significado de segurança material. Paz não é somenta a consequencia mas tabem a forma de atingir os objetivos.
A paz nas 3 teorias 'macro''das Ri= realismo/liberalismo/marxismo liberalismo: ve a paz como um conjunto de ideais que deveriam ser universalmente compartilhados.
Uma vez que os valores são compartilhados a paz pode ser atingida.
Marxismo: não enxerga a paz apenas como ausencia de guerra. O marxismo não pensa nos estados e sim nas classes sociais, pensa numa maneira de conseguir acabar com a disputa de classes. Sai da visao de guerra entre estados p pensar nas disputas de classes. Vsão mais ampla de paz realismo: derivaçao do comportamento agressivo do estado, ausencia de guerra.
Os tipos de violencia:
I) direta: violencia visível, agressão. Violencia literalmente, guerra, mas que pode ser reproduzida por individuos. Atemporal.
II) Estrutural: indireta, invisivel, presente no sistema. Decorre das estruturas deste. Po de ser banalizada, tao comum qu epassa a fazer parte da sociedade e daquele contexto. Afeta a vida em sociedade. Não é a mesma ao longo dos seculos e não eh a mesma p todo munso. Depende do contexto no qual esta inserido. Diferenca entre o que se espera dasa pessoas e o que se tem na realidade. Essa assimetria eh a violencia estrutural. Se pauta no razoavel, no medio. Evidencia uma assimetria entre a realidade e o potencial do individuo, impedindo-os que atinjam sua plenitude.
III)