Guerra fria
A guerra fria foi um conflito ideologico que se deu no fim da segunda guerra mundial , 1945, ate 1991.
Ela foi envolvida por duas potencias principais os estados unidos que defendiam o lado capitalista e a união sovietica que defendia o socialismo, ambos eram as duas maiores potencias da epoca e dividiram o mundo o tornando um mundo bipolar.
O conflito iniciou-se quando a união sovietica ao final da segunda guerra mundial resolveu expandir o socialismo para o leste europeu e paises da africa e da asia, esta atitude representou uma ameaça aos estados unidos das americas.
Na realidade a principal preocupação de ambas potencias estava que a sua ideologia podia se expandir pelo mundo fazendo com que uma “reina-se” mais que a outra , isso criou um conflito ainda maior entre as duas. Assim ambas começaram a procurar aliados para expandir suas ideologias para o mundo .
O clima de disputa entre ambas fez com que as potências em questão saíssem em disparada para o desenvolvimento de inovações bélicas, produzindo um gigantesco arsenal bélico, como armas, mísseis, submarinos e armamentos nucleares capazes de destruir o planeta, por isso, principalmente, o conflito da guerra fria foi ideologico, já que se usados essas armas seria uma destruição sem precendentes.
BRASIL E EUA no contexto da guerra fria
No final da segunda guerra mundial, Vargas procurou adquar-se a nova condição mundial , e procurou aliar o brasil ao estados unidos.
Em 1941 vargas liberou os eua para a construção de uma base estrategica norte americana em natal, que funcionaria como apoio a operações do norte da africa.
O Brasil assumia grande importância estratégica para a defesa do continente. Por sua proximidade relativa com a África, o Nordeste brasileiro se constituía num alvo provável de uma eventual invasão da América do Sul e, ao mesmo tempo, representava um local ideal para a partida de aeronaves que se dirigissem para a África e União Soviética desde o continente americano. A