Guerra Fria
Um período conhecido pela disputa de poder entre a União Soviética (socialista) X Estados Unidos (capitalista)
Porque foi chamada Guerra Fria:
Porque não houve um confronto direto.
Nos anos de 1945 (fim da segunda Guerra Mundial) 1989 (queda do muro de Berlim) e 1991 (extinção do bloco de países socialistas liderados pela União Soviética). Foram três momentos importantes da história e da geopolitica, eles demarcam o periodo da guerra fria.
Durante a segunda Guerra Mundial (1941-1945), os Estados Unidos, França, Inglaterra e a União Soviética aliaram-se para derrotar o nazismo alemão.
Uma das consequências de falta de atendimento entre os Estados Unidos e a União Soviética durante a guerra foi a divisão da Alemanha em dois países: a República Democrática Alemã, que ficou sob influência Soviética e a República Federal da Alemanha que ficou sob as influências Americana, Francesa e Inglesa.
E 1961 Berlim também foi dividido com a construção de um muro que separava a cidade em capitalismo e socialismo. Ao longo de décadas centenas de pessoas morreram tentando atravessar o muro. Ele foi derrubado em 1989.
Com fim da guerra, em 1945, um acordo entre os países aliados delimitou a área de influência Soviética no continente Europeu, palco de disputas terriorias.
O embate que colocou os Estados Unidos e a União Soviética em evidência no cenário mundial aconteceu em 1947 com a Doutrina Truman e o Plano Marshall.
Doutrina Truman: foi liderada pelo presidente americano Harry Truman , que pregava que a União Soviética era um grande inimigo que deveria ser combatido pela força se necessário. Plano Marshall consistia em um conjunto de ações e que ajudaram economicamente a reconstrução dos países Europeus após a Grande Guerra.
Bilhões de dólares foram enviados aos países da Europa e Japão para garantir sua recuperação econômica e com isso esperava conter o avanço das ideias socialistas.