Subindo ao Monte
Êxodo 24:12-18.
Desde o inicio de seu ministério, Moisés aprendeu que, para encontrar Deus, ele pre-cisava subir o Monte. Foi no monte Horebe (ou Sinai), que ele teve sua maior experiência com Deus, a revelação real do Deus que ele estava servindo.
Deus manda Moisés subir no monte Sinai. Mas ao subir, Moisés nao deixou o povo só (Vs.14 - Moisés deixou o povo com seus 12). Por se demorar 40 dias, Ex.32:2 diz que o povo se corrompeu; Arão nem se-quer argumentou, confrontou; ele não prote-geu o líder, tomou logo suas decisões con-trariando todo o ensino dado por Moises até ali. Você precisa ter convicções de quem você é em Deus e não ceder as pressões do povo.
Deus reagiu contra eles. Ex.32:10 - A vontade de Deus era destruí-los pela ingrati-dão.
O povo murmurava contra Moisés e uma coisa Deus fez: Deus proibiu Moisés de desistir. Só os fracos desistem; os medío-cres param.
Sabe o que sustenta o líder diante disso tudo? O Monte. Moisés sabia para onde de-via ir (vs.15).
Vamos analisar o lugar onde eles esta-vam. Eles estavam em Refidim.- Refidim é o lugar marcado por milagres.É o lugar onde Deus falou com Moises; é onde o líder fica marcado por milagres.
- Refidim é o lugar onde as águas correm e não são vistas.
É o lugar dos segredos, coberta de mon-tanhas para te proteger. As aguas são uma simbologia da palavra, a palavra é esta agua que corre sobre as montanhas, mas não é vista, somente aqueles que sobem a monta-nha podem ver seu poder de abrir caminhos entre as rochas.
Os segredos de Deus estão na palavra revelada e não na escrita. Por isso Refidim é um lugar cujo nome é precipício que gera vida. Este lugar Moises levou cerca de 3 milhões de pessoas, para o precipício da vida.
E quando estavam lá, não conseguiram ver as aguas, começaram a murmurar. O que vejo é a falta de prudência; o diabo encontra vantagem quando murmuramos. A palavra está acessível a todos, mais nem todos se saciam nas suas aguas, continuam com sede.Moises disse