guerra fria
O período do Pós-Guerra apresentou grandes transformações dos sistemas de produção agroalimentar. Entre as décadas de 50 e 70, observamos a emergência e a solidificação de um padrão produtivo de alcance mundial embasado na química e na mecânica1. Com isso, os adubos químicos, os agrotóxicos, as sementes selecionadas, as máquinas e os equipamentos agrícolas cresceram em importância e passaram a dominar o cenário técnico-produtivo do mundo agrícola.
Na época da Guerra Fria, o poder das armas valia mais que o poder do dinheiro. O cenário mundial estruturava-se em torno das grandes potências termonucleares. O ocidente - essa expressão geopolítica que abarca os Estados de economia de mercado, tanto ocidentais como orientais - organizava-se em torno da hegemonia dos Estados Unidos, cuja liderança militar formava par com o seu incontrastável poderio econômico.
A Guerra Fria
Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito deordempolítica, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
Uma parte dos historiadores argumenta que foi uma disputa dos paises que apoiavam as Liberdades civis, como a liberdade de opinião e de expressão e de voto, representada pelos Estados Unidos e outros paises ocidentais e do outro lado a ditadura comunista ateia [1][2], onde era suprimida a possibilidade de eleger e de discordar, defendida pela União Soviética (URSS)[3] e outros países onde o comunismo fora imposto por ela.
Outra parte dos historiadores defende que esta foi uma disputa entre ocapitalismo, representado pelos Estados Unidos e o socialismo totalitario, onde fora suprimida a propriedade privada, defendida