guerra fria
ESCOLA ESTADUAL LIBERALINA WEILL
GUERRA FRIA
MANAUS-AM
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E QUANTIDADE DO ENSINO
ESCOLA ESTADUAL LIBERALINA WEILL
GUERRA FRIA
Trabalho solicitado pelo professor: Clovis Emanuel há obtenção de nota No 4°bimestre.
MANAUS-AM
Introdução
Segundo historiadores a guerra fria foi um momento marcante para muitos países, pois foi um período em que ocorreu disputas entre as duas maiores potencias mundiais naquele período EUA (Estados Unidos da América) e URSS (União Soviética),entre o final da Primeira Guerra mundial (1945).Ocorre neste período chamada Crise dos Misses ocorrida em CÚBA ,ou seja o mundo estava dividido em dois grandes blocos o Capitalista e o Socialista.
A Guerra Fria foi um conflito que não resultou em confronto armado, foi uma disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética, que transcorreu a partir do fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e findou em 1991, com o fim da União Soviética. Esse conflito pode ser definido como uma guerra econômica, diplomática e tecnológica que tinha como objetivo a expansão das áreas de influências do capitalismo e do socialismo.
O principal ponto da Guerra Fria foi a difusão dos sistemas político-econômicos existentes, de um lado o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos; e do outro, o socialismo, liderado pela União Soviética. É importante lembrar que os dois eram as duas maiores potências mundiais que constituíam o mundo bipolar.
Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética aplicou grande esforço para a expansão do socialismo no Leste Europeu, além de países do continente africano e asiático. Tal iniciativa repercutiu como uma ameaça para seu rival, os