Guerra fria
Os ideais iluministas de Liberdade, Igualdade e Fraternidade foram temas de revoluções como a Gloriosa e a Francesa, e da independência das 13 colônias americanas.
O iluminismo tinha em mente as ideias de liberdade (econômica), igualdade(perante a lei) e fraternidade(conciliação das duas anteriores). As 13 colônias obtiveram sua independência político-econômica baseada nesse ideal. Além disso, sua constituição foi formulada tomando como diretrizes esse mesmo processo. Mas não é liberdade de alguém que está preso... é liberdade comercial. Igualdade não é "para todos", mas somente para aqueles considerados cidadãos (escravos por exemplo não tinham dessa igualdade). E fraternidade, nada mais é que a aplicação dessas duas ideias anteriores. a elite letrada da América espanhola inspirou-se no conjunto de idéias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Ao estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones.
Ao mesmo tempo em que existia toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e o fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuíram para o processo de independência. As péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já havia, antes do processo definitivo de independência, mobilizando setores populares das colônias hispânicas.
Assim como o