Guerra fria
- corrida espacial e armamentista: desenvolvimento de armas nucleares, mísseis de longo alcance e satélites de espionagem
- propaganda como mecanismo de autopromoção e ataque ao inimigo
Fim da Guerra Fria - queda do muro de Berlim 1989 - desagregação da URSS 1991
DOUTRINA TRUMAN (1947) – discurso do presidente norte-americano Harry Truman através do qual os EUA se comprometiam a ajudar os países que defendessem e assumissem a democracia.
PLANO MARSHALL (1947) – Governo norte-americano se comprometia em ajudar e apoiar, através de empréstimos e investimentos, a reconstrução da Europa Ocidental após a 2ªGM.
COMINFORM (1947) – agência de informação e organização dos partidos comunistas e dos trabalhadores, criado pela URSS, por Stalin.
COMECON (1949) – conselho de assistência econômica mútua, criado pela URSS; ajuda econômica – Leste Europeu e Alemanha Ocidental.
BLOQUEIO DE BERLIM (1948/1949) ainda não é o Muro – definido por Stalin e suspendia as relações entre Berlim Oriental e Ocidental. O lado Ocidental originou a RFA (República Federal da Alemanha) e o lado Oriental originou a RDA (República Democrática da Alemanha).
- em 1961 foi construído um muro dividindo a cidade de Berlim até 1989
OTAN (1949) – aliança militar do ocidente, liderado pelos EUA, objetivando apoio mútuo entre os países membros.
PACTO DE VARSÓVIA (1955) – aliança militar criada por Krushov, liderado pela URSS, objetivando o apoio militar entre os países membros e possibilitando a invasão de territórios que não se submetem as normas do COMINFORM.
*CONFERÊNCIA DE BANDUNG (1955) - reuniu-se na Indonésia com o objetivo de fortalecer o princípio do anticolonialismo e do não-alinhamento com os países da Guerra Fria. Foi uma reunião de colônias ou pequenos países africanos e asiáticos que