Guerra Fria Introdução
INTRODUÇÃO
Após a Segunda Guerra Mundial,fica evidente que os Estados Unidos e a União Soviética são as duas maiores potências mundiais e que os demais países precisariam da ajuda deles para se recuperarem.
Durante a guerra ,os dois países estiveram do mesmo lado na luta contra o Eixo ,mas após o conflito,seguiram por caminhos completamente diferentes. O motivo principal dessa disputa era por razões ideológicas ( conjunto de crenças políticas,econômicas e sociais),enquanto os EUA defendiam as ideias capitalistas ( defesa da propriedade particular e da livre concorrência entre as empresas etc) ,a URSS defendia as ideias socialistas ( defesa da igualdade entre as pessoas,defesa da propriedade estatal etc.)
Essas diferenças entre eles acabaram por fazer com que eles buscassem espalhar suas ideias ao maior número possível de países,o que gerou a formação de dois blocos de países diferentes: Um capitalista,comandado pelos EUA e um socialista,comandado pela URSS,o que ficou conhecido como bipolarização mundial.Houveram várias guerras entre os países desses blocos ,mas as duas potências nunca se enfrentaram diretamente,por isso esse período foi chamado de Guerra Fria.
PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA FRIA
Algumas das principais consequências surgidas do medo de um conflito entre esses dois países ( que possuíam armas nucleares,que,conforme se dizia podia até mesmo acabar com a vida no planeta Terra) foram as seguintes:
1) PAZ ARMADA OU CORRIDA ARMAMENTISTA: As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.
2) CORRIDA ESPACIAL:EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa