Guerra do paraguai
DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Francismary Pereira Furtado
Profº. Taís Emanuelle Dalfovo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Pedagogia -0041- Trabalho de Conclusão de Curso
14/02/2009
RESUMO
Este tema tem como proposta refletir sobre o papel crucial do lúdico na infância, sobre a importância que os jogos, a música, a literatura, as brincadeiras e os brinquedos exercem na construção do conhecimento da criança. Sabe-se que a organização espacial é também um forte aliado para sua formação. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona.
Palavras-chave: Lúdico; Espaço; Criança; Construção do Conhecimento; Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Este tema vem abordar assuntos relacionados à Contribuição do Lúdico na Construção do Conhecimento na Educação Infantil. Mostrar que a brincadeira, a instrução acadêmica, a formação social e a participação ativa do aluno na construção do conhecimento podem e devem fazer parte do universo escolar infantil e este é o motivo desta pesquisa.
Entende-se que há uma forte tendência de unir o lúdico à Educação Infantil, e muitas instituições escolares já reconhecem o valor do brincar, compreendem que é essência da infância e que por meio do brinquedo as crianças podem aprender simbolizar, construir, expressar-se e criar.
Completa Kishimoto (2003) dizendo que independente de época, cultura e classe social, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras fazem parte da vida e do imaginário de toda criança, pois elas vivem num mundo fantasioso, encantador cheio de alegria, de sonhos e onde a realidade e o faz-de-conta se confundem na mais perfeita sincronia.
Portanto, entendendo a importância do lúdico,