Guerra do Paraguai
O conflito começa entre o Brasil e Uruguai, quando os gauchos negam pagar impostos ao Uruguai para o transporte de gado. A medida tomada pelo Brasil é um golpe de estado que tirou o partido dos blancos do poder e nomeou os colorados como novos lideres, a açao ajudaria o Brasil economicamente, pois, tinham interesses em comum.
Durante o golpe de estado no Uruguai, o Paraguai ja se preparava para um conflito,pois, afirmou que declararia guerra ao Brasil caso os colorados tomassem ao poder.A razao pela qual oParaguai nao queria os colorados no poder era a que eles podiam interferir drasticamente na saida do Paraguai para o mar. Após declarar guerra ao Brasil e Uruguai, o Paraguai prioriza os ataques no Mato Grosso. O Brasil, por ter suas tropas concentradas na capital, demorou a enviar exércitos. Apos a invasao do Mato Grosso, as tropas paraguaias tinham como foco o ataque ao Rio Grande do Sul, porem, para chegar ao local, o Paraguai deveria passar por territorio da Argentina, que negou o pedido de passagem das tropas. Mesmo com a negação do governo argentino,Paraguai passa por seu territorio, provocando o lider argentino Bartolomé Mitre que logo em seguida tambem declara guerra contra o Paraguai. \Devido ao inimigoem comum, Brasil, Argentinae Uruguai formam a triplice Aliança. Grande parte dos exércitos da Triplice Aliança eram brasilieiros, composto principalemente por escravos.
Em 1868 a Argentina abandona a guerra devido a problemas de politica interna, deixando o Brasil seguir com o conflito praticament sozinho. Solano Lopez chega a pedir por paz, porem, com o objetivo de mostrar superioridade na america latina, D. Pedro II ignora seu pedido. No dia 1 de Março de 1870 foi derrotado o ultimo exercito