Guerra da aska
Sob o governo de Mohammed Mossadegh o petróleo é nacionalizado e em 1951 descobriu-se um golpe contra ele por parte dos Britânicos que acabou rompendo relações diplomáticas, expulsando todos os seus representantes e nesse momento o EUA entra para assumir uma maior relevância e presença no Irã e na região.
Com o presidente americano Harry Truman que em nome da auto-determinação dos povos buscou-se fazer com que os ingleses aceitassem esse processo, pois essa era a principal arma americana para substituir a Grã Bretanha na região.
Nesse período o presidente americano já advertia o Xá para uma necessidade de melhora na condição de vida do povo iraniano, mas, o Xá estava somente preocupado em tornar o Irã a maior potencia militar da região. Apesar de mobilização popular em prol de liberdades democráticas e reformas, o movimento popular nacionalista começa sua queda um ambiente perfeito para que houvesse ações da Grã-Bretanha e Estados Unidos.
Americanos e Ingleses aumentaram suas investidas na intenção de derrubar do primeiro ministro que era o principal entrave nos negócios entre o Xá e as potencias estrangeiras, houve a contratação pessoas para ações de vandalismos, controle da opinião publica boicotes a importação do petróleo iraniano sob alegação de que o ministro estaria inclinado a atacar os interesses ocidentais, os embargos ao Irã foram provocando uma queda significativa nos rendimentos,