Guanha quenandkvn ehwfr
532 palavras
3 páginas
A autora vislumbrou a enfermagem como um processo interpessoal por meio do qual, enfermeira e paciente podem obter crescimento e desenvolvimento pessoais. Para ela os elementos que se fazem fundamentais na pratica da enfermagem são o paciente, a enfermeira e os acontecimentos que envolve ambos durante uma situação de cuidado, pode-se dizer que seus fundamentos são de desenvolvimento e de crescimento.Peplau considera que na medida em que cada enfermeira compreenda sua própria função tanto mais ela compreenderá a situação do paciente e a forma como esse a concebe. O objetivo da assistência de enfermagem é ajudar os indivíduos e a comunidade a produzir mudanças que influenciem de forma positiva em suas vidas, ao incluir nos objetivos as mudanças em âmbito comunitário, Peplau evidencia que reconhece o papel da família, da sociedade, da cultura e do ambiente nas mudanças, mesmo que seja o ambiente hospitalar o contexto predominante na teoria.
Em sua teoria Peplau opta por descrever o processo de relação interpessoal da enfermagem em quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução.
Na fase de orientação, o paciente apresenta uma necessidade e solicita ajuda profissional. A enfermeira, inicialmente, identifica as necessidades do paciente, o qual fornece muitas pistas a respeito de como visualiza a dificuldade e oferece à enfermeira a oportunidade de reconhecer suas carências de informação e compreensão acerca do problema, o que destaca a importância de estar atento a qualquer necessidade do paciente mesmo que pareça irrelevante ou de menor importância.
Na fase da identificação a enfermeira no desempenho das ações de cuidado, pode levar o paciente a identificá-lo como uma figura familiar ou culturalmente importante em suas lembranças, também comenta que alguns pacientes se identificam tão facilmente com a enfermeira que esperam que ela atenda a todos os seus desejos, desconsiderando o fato de que, o relacionamento interpessoal pressupõe que haja uma