direito
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", diz um célebre verso de Camões. Essa afirmação do poeta é absolutamente válida para o caso e específica da dinâmica da legislação. As leis nascem, vivem e morrem, dando lugar a outras que terão o mesmo destino. Quando não há essa dinâmica entre legislação de direito e situação de fato, as leis correm o risco de serem normativas em abstrato e inexequíveis na prática.
Escreva um texto dissertativo argumentativo, baseando nas ideias do fragmento, dê um título à sua redação.
A evolução das leis frente às mudanças da sociedade
O mundo e a sociedade estão, sempre, em constante evolução. Mudanças e transformações se fazem presentes nos dias atuais. Dessa maneira, a legislação necessita acompanhar essas evoluções a fim de haver um aperfeiçoamento para que não se torne defasada com o novo cenário.
As leis possuem finalidade normatizadora, já que regulamentam atividades e impõem limites à sociedade e ao Poder Público. A partir do momento em que as vontades humanas e os próprios valores e princípios fundamentais sofrem constante evolução, faz-se necessário que a legislação seja dinâmica e que o sistema legislativo se aperfeiçoe e permita mudanças para atender a esses avanços e evoluções.
Quando as leis não se modificam com o passar dos anos, corre-se o risco de não se conseguir atender à permanente busca por regularizar e normatizar as atividades, os direitos e os deveres das pessoas. A evolução dos preceitos básicos como a ética e a moral ou, até mesmo, a ampliação dos direitos das mulheres, são exemplos de adaptação e adequação às transformações progressivas ao longo da história.
Desse modo, observa-se que à medida que a sociedade evolui, surgem novos parâmetros e, então, é necessário fazer uma análise e um controle no intuito de verificar se as leis existentes atendem, de fato, à nova realidade. Por isso, é válido destacar que uma legislação desatualizada, defasada e que não atende às novas