gua e solo
A erosão pluvial, provocada pela ação da chuva, é apenas uma das causas da degradação do solo. Quando a vegetação não consegue proteger o solo de forma correta, a água da chuva penetra no local e o destrói, retirando parte do material que o constitui. Ela pode causar desde pequenos buracos até rachaduras imensas no solo. Dependendo da intensidade e da força com que a chuva cai, faz com que a superfície abaixe e obstrua a porosidade existente no solo. Como consequência dessa ação, o fluxo de água corrente aumenta, provocando a erosão pluvial.
Impactos provocados pela agricultura :
Erosão da terra pode carregar minerais e agrotóxicos que estão ligados ao solo e pode atingir , rios mares oceanos e até os lençóis freáticos . A camada superficial do solo pode se desagregar nos preparativos para o plantio ou pelo desmatamento, quando há perda da vegetação que ajuda com suas raízes a segurar parte do solo.
As águas das chuvas causam a erosão que carrega resíduos de agrotóxicos das plantações, contaminando as águas subterrâneas, os rios e os lagos das proximidades. São responsáveis, também, pela contaminação dos solos, tornando-os mais pobres, pois eliminam os microrganismos responsáveis por sua fertilidade. O uso excessivo de pesticidas faz aparecer pragas mais resistentes, o que torna necessário elevar a potência de ação do produto. Os agrotóxicos e outros utensílios da agricultura podem matar os peixes , como na imagem a seguir:
O assoreamento :
É um problema causado pela erosão que é o acumulo de detritos nos fundo dos rios : Quando ocorre a erosão , a água infiltra no solo e leva terra erodida para os rios .Isso causa alagamentos, dificuldade do tratamento de água, redução na capacidade de armazenamento de água nos reservatórios e contaminação dos rios, prejudicando a produção de peixes.
Efeitos: -Assoreamento que preenche o volume original dos rios e lagos e como conseqüência, vindas as grandes