Grêmio Estudantil
E nós, o que podemos fazer na nossa escola? Muita coisa! E, de forma organizada, melhor ainda. Uma sugestão é organizar um grêmio estudantil.
GRÊMIO – (...) 2 Corporação de indivíduos ou sócios sujeitos a estatutos e regulamentos para um fim recreativo e ao mesmo tempo instrutivo. 3 Assembleia, sociedade. 4 Comunidade, corporação, reunião.
(http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=grêmio)
O que é o Grêmio Estudantil?
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes. Ele permite que se discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.
Por que um Grêmio na escola?
O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Mas toda participação exige responsabilidade! Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola.
É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.