Grécia e roma
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: História da Arte, Arquitetura e Urbanismo I (2012-2) – ARQ 11
Avaliação 2 – Grécia e Roma – Respostas
01. A fase que mais me agrada é a helenística devido aos detalhes e sentimentos que não eram tão enfatizados nas fases anteriores. Me agrada também pois não é uma representação tão chapada e simples como a arcaica e não trata dos seres humanos em sua proporções ideais e perfeitas como no período clássico.
Na imagem acima pode-se notar os conceitos dos quais falei. A riqueza de detalhes é realmente encantadora na escultura helenística. E acho interessante também pois as pessoas não são todas retratadas em seu auge de juventude e boa forma. Começa-se a notar a expressão de idade e, além disso, os sentimentos.
Fontes: Slides passados em sala de aula. Imagem: www.pixelaria.org
02. Creio que os ideais não possam ser utilizados primeiramente pois na Grécia era vigente a Aristocracia, onde um grupo, geralmente da nobreza, comandava as decisões, diferentemente da democracia aplicada no Brasil, onde um presidente eleito por voto popular aplica as leis.
As praças já não são mais tão utilizadas para caráter coletivo de cunho político. Para isso foram desenvolvidos locais específicos como prefeituras, tribunais, fóruns, gabinetes etc., o que, na minha opinião, deixa tudo mais organizado.
A minha participação perante decisões de caráter municipal se dá somente em época de eleição quando dou meu voto pois não participo de comitês, nem fóruns e não sou membro de nenhuma associação de bairro ou da cidade.
03. O templo grego é uma estrutura alongada originada do mégaron - estrutura precedida por um pórtico e teto em madeira -, circundada por colunas e colocada sobre um pódio. Até o século VI a.C. era feito de madeira, que foi substituída pela pedra. Suas características principais são o uso de linhas retas (há exceções como, por exemplo, o templo de Delfos que tem a planta