Grécia antiga
A civilização grega, considerada por muitos como a principal matriz da civilização ocidental, teve como berço à Grécia antiga, uma área de 77.000Km2 que abrangia quatro importantes regiões:
A Grécia asiática: uma comprida e estreita faixa de terra situada na Ásia Menor;
A Grécia Insular: ilhas dos mares Jônio e Egeu;
A Grécia Continental: sul da península balcânica;
A Grécia Peninsular: península do pelonopesco.
PERÍODOS DA HITÓRIA GREGA
PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO
Esse período foi marcado pela lenta ocupação da Grécia Antiga por quatro povos do ramo indo-europeu: os aqueus, os jônios, aos eólios, e os dórios.
Embora tivessem a mesma origem, esses povos chegaram ao território grego em momentos diferentes. Os primeiros a chegar foram os aqueus, um povo de pastores nômades que, a partir do século XX a.C., penetrou na península balcânica em busca de melhores pastagens para os seus rebanhos.
Depois dos aqueus, vieram os jônios, que se estabeleceram na península da Ática, e os eólios, que se fixaram ao norte, na Tessália.
A partir do século XII a.C. ocorreram às invasões dos dórios, os últimos, indo-europeus a ocuparem a Grécia Antiga.Tais invasões foram violentíssimas.
Usando armas superiores as dos aqueus, os dórios arrasaram as principais cidades aquéias e destruíram quase por completo a prodigiosa civilização micênica.
Uma parte dos aqueus, jônios e eólios foi escravizada. A outra, refugiou-se nas montanhas ou espalhou-se pelas ilhas do Egeu e pela costa da Ásia Menor.
Na Grécia Continental, houve um acentuado declínio da vida urbana. O comércio, o artesanato e o uso da escrita quase desapareceram. Com isso, o cultivo de cereais e a criação de gado, voltaram a ser principalmente as únicas atividades econômicas.
PERÍODO HOMÉRICO
Esse período foi compreendido entre os séculos XII e VI a.C. é chamado de período homérico, por que as principais fontes escritas para o seu conhecimento são a llíada e a odisséia, dois longos poemas atribuídos a