Grécia Antiga
Período Pré Homero (2000 e 1.100 a.C): - época de ocupação do território da Grécia. Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense. Invasão dos Dórios no final deste período, provocando a dispersão dos povos da região e ruralização.
Por volta de 1200 a.C, grupos migratórios da Ásia e da Europa, os indo europeus, se fixaram na península balcânica. Esses grupos são os aqueus, eólios, dórios e jônios, conhecidos como helenos.
A Grécia Antiga era chamada de Hélade: conjunto linguístico e cultural.
Divididos em pólis que eram cidades-estados, Atenas e Esparta.
Ágora: praça central onde os cidadãos se reuniam para discussões públicas.
Acrópole: construção em terrenos elevados onde ficavam os templos e as contruções mais nobres.
Economia: agrícola e mao de obra escrava.
Colonias: áreas que passam a ser povoadas
Religião: politeístas.
Titãs nasceram da união entre Urano, o Céu, e Gaia, a Terra. Urano fazia seguidos filhos em Gaia, mas como não se afastava dera, seus descendentes, enre eles os titãs, permaneciam presos no ventre da mãe. Gaia incentivou um de seus filhos, Crono, a decepar os órgãos genitais de Urano fazendo com que este se afastasse dela. Após mutilar e derrotar Urano, Crono reinou e tornou-se um pai terrível para seus filhos. O poder dele e de outros titãs, só acabou quando foram derrotados por Zeus, chefe dos deuses olímpicos.
Período Homérico (1.100 e 700 a.C): predominância das obras de Homero: Odisseia e llíada. conclusão do processo de ruralização das comunidades gentílicas. Nos genos havia a coletivização da produção e dos bens. No final deste período, com o crescimento populacional, ocorreu a desintegração dos genos.
- Tradição e religião eram grande fonte de poder;
- Autoridade nas mãos do mais velho;
- Valorização da coragem na guerra;
- Cultivo coletivo da terra e a produção era repartida entre todos;
Arcaico - entre 700 e 500 a.C, VIII a VI: surgimento