resumo dia D
"O dia que mudou a história da guerra": assim é conhecido o Dia D, nome dado ao dia do desembarque das tropas aliadas na Normandia. O dia 6 de junho de 1944 é uma das datas mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Naquela ocasião, uma vanguarda de 175 mil soldados americanos, ingleses e canadenses desembarcaram corajosamente nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazistas.
Seguramente o Dia-D, o começo da Segunda Frente, deve ser considerado como a maior invasão aeronaval que a história até então conheceu Os desembarques também são chamados de Operação Overlord ou Netuno. A operação promoveu o desembarque de, no mesmo dia, 160 mil homens em território inimigo. Além das operações de desembarque principais, também foram executadas várias operações de disfarce.
É considerada a maior invasão água-terra da história. Os desembarques aconteceram em diversos trechos da costa da Normandia. Tais praias receberam nomes famosos até hoje como: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. Hitler tinha elaborado um grande sistema de defesa costeira, chamado posteriormente de a Muralha do Atlântico.
A Operação aliada driblou esse sistema utilizando paraquedistas simultâneos, sabotando regiões aparentemente aleatórias enquanto o desembarque maior tomava sua forma. Tais operações aéreas geraram o irônico comentário de que “Hitler poderia ter feito a muralha perfeita, se tivesse também colocado nela um telhado”.
O Mais famoso desembarque aconteceu na praia de Omaha, na Normandia. O nome Omaha foi criado para substituir o original (Canal da Mancha) em mensagens estratégicas, de forma com que o inimigo lesse e não soubesse a qual praia o nome se referia. A praia de Omaha foi a que ofereceu maior resistência às tropas aliadas, devido à grande estrutura defensiva que possuía, desde baterias anti-navais até obstáculos instalados contra tanques. Mais de quatro mil pessoas morreram até a batalha cessar, com a vitória dos aliados. As praias de Utah, Juno,