Grécia antiga e contemporânea
Grécia antiga e Contemporânea
Historia
Nome: Franciely Cristina – N°16 – 1°A
Nome: Fernanda Carvalho – N°13 – 1°A
Nome: Ramon Purkott – N° 34 – 1°A
Nome: Fernanda Vitoria – N°15 – 1°A
Nome: Beatriz Mussi – N° 3 -1°A
Professor: Adriano – Historia
Introdução
A Grécia antiga construiu uma civilização que, ainda hoje, continua a exercer o seu fascínio nos vários domínios do saber humano. Desde a ciência até a política, passando pela literatura, a filosofia, a arte... A sua influência mantém-se intacta, mesmo que invisível à superfície.
Assim sendo, é sempre útil os conhecimentos que adquirimos sobre este assunto. Esta aventura permitir-te-á descobrir como viviam os gregos, a sua pirâmide social, os seus deuses, lendas, ciência, desporto e figuras mais notáveis dessa época.
Política da Grécia antiga x Contemporânea
Ao falarmos do legado dos gregos para o mundo contemporâneo, percebemos que muitos textos ressaltam como as experiências políticas experimentadas em Atenas serviram de base para a construção do regime democrático. A luta pelo fim dos privilégios aristocráticos e a consolidação de uma sociedade com direitos mais amplos teriam sido os pilares dessa nova forma de governo. Contudo, não podemos afirmar que a idéia de democracia entre os gregos seja a mesma do mundo contemporâneo.
Atualmente, quando definimos basicamente a democracia, entendemos que este seria o “governo” (cracia) “do povo” (demo). Ao falarmos que o “governo pertence ao povo”, compreendemos que a maioria da população tem o direito de participar do cenário político de seu tempo. De fato, nas democracias contemporâneas, os governos tentam ampliar o direito ao voto ao minimizar todas as restrições que possam impedir a participação política dos cidadãos.
Tomando o Brasil como exemplo, percebemos que a nossa democracia permite que uma parte dos menores de 18 anos vote e que as pessoas com mais de 70 anos continuem a exercer seu direito de cidadania.