Grécia Antiga - Período Arcaico
Período Arcaico ( 800 – 500 aproximadamente)
O período Arcaico tem seu início com o Renascimento da Escrita. Esse Renascimento se deu diante da necessidade de voltar a utilizar a escrita, que havia sido perdida ao longo do período conhecido como Idade das Trevas. Antes dessa retomada, os registros arqueológicos evidenciam a existência de dois tipos de escrita, o Linear A e B. Pouco se sabe sobre o período em que essas escritas era utilizadas já que apenas o Linear B foi decifrado e revelaram-se provir de Creta, então pouco se descobriu sobre a história grega do período.
O Renascimento da Escrita ocorreu por volta do ano 800. Os gregos, para criar o novo alfabeto, utilizaram como base o alfabeto mais próximo, no caso, o dos Fenícios. Sendo assim, escolheram símbolos fenícios que passaram então a corresponder ao suas letras.
Nesse período surgi também a polis (cidade-estado), grande marco dessa civilização. Na polis estabelece-se então um governo coletivo, que toma o poder do rei e distribui entre os membros da nobreza (em grande parte, grandes fazendeiros). Essa nobreza provem da riqueza adquirida por meio de suas grandes posses. É nesse período que surge a propriedade privada, e por meio dessas os proprietários garantem o excedente que lhes proporciona toda sua riqueza e poder. Apesar disso, ainda continuou existindo terras públicas, apenas terras agrícolas foram privatizadas.
Foi também nesse período, no ano de -766, que foram criados os Jogos Olímpicos. Tudo começou devida às grandes expedições da nobreza ao Templo de Olímpia(Zeus) e Delfos(Apolo), que acabou culminando na criação das competições. Eles tinham essas competições como oferenda aos deuses, já que durante esses jogos havia uma grande emanação de energia por parte dos competidores, assim como grandes demonstrações de força. Este era, claro, um evento que apenas os nobres tinham condições de participar. A cultura da classe nobre grega foi a primeira a criar um ideal de beleza e